A campanha #GravidezSemAlcool objetiva levar à população o maior número de informações sobre a SAF – Síndrome Alcoólica Fetal

 

O ator Gustavo Piaskoski, que viveu o personagem Tatu, na novela I Love Paraisópolis, da TV Globo, acaba de abraçar a campanha da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) contra a Síndrome Alcoólica Fetal – SAF. Em visita à Agência Sagarana, em SP, o curitibano aproveitou para participar da campanha de conscientização social: “Não gosto de beber, por isso eu apoio a iniciativa. Afinal, não é seguro para a saúde do bebê no ventre materno”, defende Gustavo.

 

A campanha alerta a população paulista e brasileira sobre os malefícios da exposição pré-natal a qualquer tipo e quantidade de bebida alcoólica – evidências médicas demonstram que um só gole pode acarretar problemas graves e irreversíveis ao bebê.

São distúrbios que, revelados logo ao nascimento ou mais tardiamente, perpetuam-se pelo resto da vida, acarretando prejuízos físicos, psicológicos e ao sistema nervoso central.

 

De acordo com a Dra. Conceição de Mattos Segre, coordenadora do Grupo de Estudos sobre os Efeitos do Álcool na Gravidez, no Feto e no Recém-nascido da Sociedade de Pediatria de São Paulo, a campanha é mais uma iniciativa da Sociedade de Pediatria de São Paulo voltada a garantir a qualidade de vida da população e das crianças brasileiras. Tem apoio institucional da Marjan Farma, SOGESP, Associação Paulista de Medicina, Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, entre outros.

 

“Temos percebido que poucas pessoas conhecem os efeitos do álcool sobre a gestante, feto e recém-nascido. Ingerir bebidas alcoólicas na gravidez é uma sentença condenatória para a vida”, comenta a Dra. Conceição.

 

Segundo o Dr. Mário Roberto Hirschheimer, Presidente da SPSP, a SAF é um problema que afeta toda a sociedade, não só na área de saúde, mas também na de segurança, por poder se manifestar como comportamento desequilibrado e, por vezes, agressivo.

A campanha #gravidezsemalcool contra a Síndrome Alcoólica Fetal tem apoio institucional da Marjan Farma e parcerias com a Sociedade Brasileira de Pediatria, Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP), Associação Paulista de Medicina (APM), Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Federação das Associações Brasileiras de Ginecologia e Obstetrícia, Academia de Medicina de São Paulo e Associação Brasileira das Mulheres Médicas – Seção São Paulo.

 

Saiba mais sobre a SAF:  http://www.gravidezsemalcool.org.br/sobreasaf/